Se você trabalha em uma grande empresa, seja ela multinacional ou não e tem contato com estrangeiros, talvez seja melhor começar uma conversa usando saudações formais. Esse tipo de ambiente corporativo exige um nível maior de formalidade, e assim como no português também temos outras formas mais formais de falar e cumprimentar os colegas, clientes e até nossos chefes.

1. Good morning, Good afternoon, or Good evening

Provavelmente você já ouviu essas formas aqui. Elas são opções mais formais de dizer “olá”, que mudam de acordo com a hora do dia.

IMPORTANTE! Tenha em mente que “good night” (boa noite) é usado apenas para dizer “Good bye” (tchau). Então se você encontrar alguém no final do dia, lembre-se de cumprimentá-lo com “Good evening”, em vez de “Good night”.

Bom dia pode ser mais casual simplesmente dizendo “morning”.

2. It’s nice to meet you or Pleased to meet you

Essas saudações são bem formais e educadas. Usamos essas frases quando conhecemos alguém pela primeira vez, fazendo com que você pareça cortês. Caso veja a mesma pessoa novamente, não use essas expressões. Da próxima vez que você ver a pessoa, você pode mostrar que se lembra dela dizendo “Nice to see you again” (é bom ver você de novo).

3. How have you been?

Esta pergunta de saudação é feita apenas por pessoas que já se conheceram. Se alguém lhe perguntar “como você tem passado?” (how have you been?) eles querem saber se você está bem desde a última vez que vocês dois se encontraram.

4. How do you do?

Esta saudação é muito formal e bastante incomum entre as pessoas mais jovens, mas ainda pode ser usada por algumas pessoas mais velhas. A resposta adequada seria “I’m fine, thanks” (estou bem, obrigado/a) ou, por mais estranho que pareça, algumas pessoas até perguntam “how are you? (como vai?).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *