Por Georgia Tarricone 

O que são phrasal verbs? Por que muita gente quando ouve esse termo já tem até arrepio? É realmente importante aprendê-los? Qual melhor forma de memoriza-los?

Neste artigo vou explicar tudinho a você do começo para você dominar esse assunto de uma vez por todas! Bora começar!

O que são phrasal verbs? 

Phrasal Verbs fazem parte das habilidade de vocabulário da língua inglesa.  Estes têm uma formação específica, em outras palavras são uma combinação de palavras formada por:

VERBO + PARTÍCULA

Essa ‘partícula’ por sua vez pode ser tanto um adjetivo quanto um advérbio.

A principal dificuldade de se entender os phrasal verbs é se você tentar traduzir essas combinações ao pé da letra, uma vez que elas poderão ficar totalmente sem sentido já que as palavras individualmente têm significado diferente das combinação. Vamos ver um exemplo para ficar mais claro?

“When my parents are out I look after my little brother.”

“Quando meus pais saem eu cuido do meu irmão pequeno.”

Significado do verbo look: Olhar

Significado da preposição after: Depois de

Tá vendo como traduzir esses carinhas pode ser perigoso? Mas então como aprende-los de forma eficiente?

 Portanto, lembre-se que essas combinações precisam sem interpretadas sempre em conjunto. Vamos ver mais alguns exemplos dentro de sentenças.

Como memorizar e aprender phrasal verbs?

A melhor maneira para aprender phrasal verbs é por meio do CONTEXTO. Esqueça as listas de memorização de palavras. Fazer isso é uma perda de tempo uma vez que é altamente ineficiente. Já é provado pelas pesquisas em neurociência que nosso cérebro não consegue guardar novas palavras que estejam desconectadas da nossa realidade. Para poder fazer novas sinapses (ligações neurais) e de fato guardar essas palavras no ‘banco de informações’ da memória é necessário um contexto no qual possamos nos conectar com ele. Além disso, há milhares de phrasal verbs em inglês, logo, não é possível que alguém saiba todos, nem mesmo um falante nativo de inglês.

Então aprenda naturalmente, lendo textos, artigos jornalísticos, livros em inglês, e também assistindo vídeos, séries, filmes, podcasts e o que mais lhe agradar e quando se deparar com um phrasal verb anote e pesquise em um bom dicionário seu significado e veja também vários exemplos de uso para entender com mais clareza seu uso. Recomendo fortemente o uso do Cambridge Dictionary Online – mas existem muitos outros dicionários online de qualidade.

Outra dica valiosa: tenha um lexical book, em outras palavras, um caderno ou documento no qual você escreve as palavras novas que está aprendendo e revise essas palavras de tempos em tempos. Pesquisar indicam que é necessário ter contato com uma palavra nova entre 6 a 7 vezes para memoriza-la, por isso revisão é a chave do sucesso quando se está aprendendo e expandindo vocabulário em qualquer idioma. Você ainda pode criar seus próprios exemplos utilizando o phrasal verb novo que você aprendeu, garanto que isso ajuda muito a não esquece-los.

Com o tempo você vai acabar naturalmente memorizando os phrasal verbs mais importantes e mais usados no cotidiano.

A Gramática dos Phrasal Verbs

Apenas saber o significado dos phrasal verbs não é o suficiente. Tenha em mente que eles possuem algumas características gramaticais específicas que devemos ficar atentos.

A principal dessas características é o fato de que eles podem ser separáveis ou inseparáveis. Como você viu no começo deste artigo os phrasal verbs podem ser formados por duas ou até três palavras – por exemplo: Wake up; look after; come up with. Essas palavras podem ser escritas juntas ou separadas. E o que separa elas é apenas um pronome oblíquo: me, you, him, her it, us, you, them , ou um nome. Vejamos alguns exemplos:

Wake up é um phrasal verb separável, sendo assim, no caso que a sentença tenha um pronome oblíquio este deve ir entre o verbo wake e a preposição up:

“Wake me up at 6am, please.”

Caso não haja pronomes na sentença o phrasal verb pode ser usado junto ou separado:

“They’ve called the meeting off.” OU

“They’ve called off the meeting.”

( To call off = cancelar)

I didn’t want to bring the situation up at the meeting.

(bring up = começar a falar de um assunto específico)

Please can you fill this form in?

(fill in = preencher (normalmente um documento))

I’ll pick you up from the station at 8 p.m.

(pick up = pegar alguém ou algo de carro)

She turned the job down because she didn’t want to move to Glasgow.

(turn down = não aceitar a oferta)

Por outro lado, há aqueles phrasal verbs que não podem nunca ser separados e portanto não há outra forma de usá-los se não juntos, por exemplo:

I came across your email when I was clearing my inbox.

(come across = descobrir ou achar algo por acidente)

The caterpillar turned into a beautiful butterfly.

(turn into = se tornar)

It was quite a major operation. It took months to get over it and feel normal again.

(get over = se recuperar)

We are aware of the problem and we are looking into it.

(look into = investigar)

Ok, entendi, mas como saber quais phrasal verbs são separáveis quais não são?

Já vou avisando que a resposta é desanimadora: Não tem como saber apenas vendo pela primeira vez, é necessário pesquisar em um bom dicionário da língua inglesa para não ter erro. Com o tempo você vai internalizando quais podem ser separados e quais não.

Conclusão

Tente sempre aprender de forma natural e orgânica, ao encontrar um phrasal verb anote, pesquise, estude, faça frases e revise, revise e revise! Esqueça as famigeradas listas de decoreba, faça o básico e seja constante nos seus estudos e verá resultados sólidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *